O que são os monossacarídeos, os oligossacarídeos e os polissacarídeos?
Os monossacarídeos são moléculas simples de carboidratos que não podem ser quebradas em outras moléculas menores de carboidratos. Os oligossacarídeos são carboidratos formados pela união de no máximo dez monossacarídeos. Os polissacarídeos são polímeros de monossacarídeos feitos com mais de dez unidades destes monômeros. Os mais importantes polissacarídeos são a celulose, o amido o glicogênio e a quitina.
Qual a diferença entre monossacarídeos e dissacarídeos? Quais são os exemplos de dissacarídeos e quais os monossacarídeos que formam eles?
Os monossacarídeos são moléculas simples de carboidratos e não podem ser quebrados em outros carboidratos. A glicose e a frutose são exemplos de monossacarídeos. Os dissacarídeos são carboidratos feitos com dois monossacarídeos e a perda de uma molécula de água (desidratação). A ligação química entre os dois monossacarídeos é conhecida como ligação glicosídica.
A sacarose (açúcar comum) é um dissacarídeo formado pela união de uma molécula de glicose e outra de frutose. A maltose é um dissacarídeo formado pela união de duas moléculas de glicose. A lactose (açúcar do leite) é um dissacarídeo formado pela união de uma molécula de galactose com uma de glicose.
Quais são as funções principais dos polissacarídeos?
Os polissacarídeos têm função de reserva energética e estrutural. Os polissacarídeos incorporados pelos seres vivos ao longo da cadeia alimentar são importantes fontes de carboidratos para o metabolismo energético de organismos de níveis tróficos superiores.
O amido é um polissacarídeo usado como fonte de energia nas plantas. O glicogênio é uma macromolécula responsável pela reserva de glicose no fígado e nos músculos. A quitina é um polissacarídeo com função estrutural no exoesqueleto de artrópodes e na parede celular de fungos.
Fonte: https://www.biologiatotal.com.br/blog/carboidratos-58.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário