sábado, 13 de maio de 2017

TRABALHO SEMINÁRIO BIOLOGIA 2

Evolução da espécie Humana


Evolução da espécie humana

Evolução da espécie humana


+A +/- -A
7
0
2
2
Evolução da espécie humanaChimpanzés, gorilas e orangotangos são os parentes evolutivos mais próximos da espécie humana. De início, formavam a família dos pongídeos, mas, atualmente, fazem parte da família dos hominídeos, com a espécie humana.

Análises de sequências de DNA mostram que os chimpanzés são nossos parentes evolutivos mais próximos. Apesar das semelhanças, o ser humano não descende de espécies parecidas com as dos macacos atuais, mas ele e os outros antropoides de hoje descendem de um mesmo ancestral.

A linhagem que originou o ser humano e a que originou o chimpanzé podem ter se separado entre 7 milhões e 4 milhões de anos atrás. A partir daí, ambos evoluíram separadamente e acumularam diversas modificações ao longo de milhões de anos.

Uma das diferenças mais importantes entre o ser humano e os demais primatas é a capacidade caracteristicamente humana de se apoiar e locomover apenas sobre os membros posteriores, deixando as mãos livres para segurar e manipular objetos.

Evolução da espécie humanaEssas diferenças podem ter sido vantajosas quando os ancestrais do ser humano desceram das árvores e foram viver nas savanas da África. As articulações do braço permitem lançar objetos com boa velocidade, e o polegar em oposição aos outros dedos facilita a preensão e a manipulação de objetos.

A inteligência pode ter se desenvolvido, com a capacidade de manejar ferramentas e objetos, como uma adaptação à caça nas savanas africanas. Enquanto na espécie humana o volume médio do cérebro é de 1.350 cm³, no chimpanzé atinge no máximo 500 cm³ e no gorila, apesar de todo o tamanho desse animal, no máximo 750 cm³. Além disso, na espécie humana, as circunvoluções do córtex cerebral estão mais desenvolvidas, o que aumenta consideravelmente a área dessa parte do cérebro envolvida em funções como o raciocínio e a linguagem.

Outra característica importante da espécie humana - também presente em muitos primatas - é a forte tendência a viver em grupo, o que deve ter facilitado a defesa contra predadores e também a caça de herbívoros grandes e rápidos. Convém notar que a caça só poderia ter sucesso se fosse planejada e orientada por um cérebro bem desenvolvido, que memorizasse os hábitos das presas e planejasse estratégias. A vida em sociedade permitiu também a transmissão de informações úteis às novas gerações.
A transmissão de conhecimentos e a consequente evolução cultural só tiveram êxito em virtude de uma linguagem extremamente desenvolvida, com um complexo sistema de símbolos, capaz de comunicar um número infinitamente variado de informações.

Evolução da espécie humana


Fonte do conteúdo: Evolução da espécie humana | Mundo Biologia http://www.mundobiologia.com/2013/09/evolucao-da-especie-humana.html#ixzz4gy9oytrv

Neodarwinismo

Nas décadas de 1930 e 1940, os conhecimentos acerca da Genética foram unidos às ideias evolucionistas de Darwin numa síntese que teve como resultado uma teoria mais abrangente e mais embasada e, por isso, mais aceita para explicar as leis que regem o processo evolutivo de seres vivos. Essa teoria ficou conhecida como teoria moderna da evolução, ou teoria sintética ou, ainda, Neodarwinismo.
Basicamente, essa teoria faz referência a duas principais conclusões: 1) a evolução pode ser elucidada pelas mutações e pela recombinação gênica, norteadas pelo processo de seleção natural; 2) os fenômenos evolutivos fundamentam-se nos mecanismos genéticos.
De tal modo, na teoria moderna da evolução, as explicações genéticas são incorporadas ao conceito de seleção natural como justificativa para diversidade das características dos componentes de uma população. Quando Darwin lançou sua teoria evolucionista, cujo ponto fundamental é a seleção natural, os princípios genéticos ainda não eram bem definidos, portanto, ele não contava com um esclarecimento sólido para a origem da diversidade, o que fez com que teoria fosse sujeita a questionamentos para os quais o naturalista não tinha respostas.
Somente algumas décadas após o surgimento da Genética, os conhecimentos desse campo da ciência foram devidamente incorporados às ideias evolucionistas. Essa síntese de teorias se deu graças aos trabalhos do zoólogo Ernest Mayr, do geneticista Theodosius Dobzhansky, do botânico George Ledyard e do paleontólogo George Gaylord Simpson, que foram os principais autores da teoria moderna da evolução.
Tal teoria leva em consideração três principais fatores evolutivos, que são a seleção natural, a mutação gênica e a recombinação gênica. As mutações gênicas consistem em alterações no material genético, que pode ser na estrutura da molécula de DNA ou no número ou estrutura dos cromossomos. Já a recombinação ocorre durante a reprodução sexuada e pode ser definida como uma mistura de genes, proveniente da fecundação, do crossing over ou de uma distribuição aleatória de material genético durante a formação dos gametas. Tanto a mutação quanto a recombinação são mecanismos responsáveis pela variabilidade genética, ou seja, a diferença genética entre indivíduos, oriundas do surgimento de novos alelos e novas combinações de genes. A seleção natural, por sua vez, atua sobre os indivíduos, permitindo a sobrevivência dos seres mais adaptáveis e a transmissão de características genéticas favoráveis às próximas gerações .
Entre as principais publicações que muito contribuíram para a elaboração da teoria moderna da evolução estão o livro “Velocidade e padrão da evolução” de G. G. Simpson e “Variação e evolução em plantas” de Stebbins.

Teorias Evolucionistas


Exercícios sobre evolução

  • Questão 1
    Sabemos que Jean-Baptiste Lamarck foi um dos primeiros estudiosos que compreenderam que o meio poderia de alguma forma influenciar na evolução dos seres vivos. Apesar de algumas conclusões errôneas, esse pesquisador foi muito importante para a biologia evolutiva.
    Marque a alternativa que indica os dois pontos principais da teoria que ficou conhecida por lamarckismo.
    a) Seleção natural e mutação.
    b) Lei do uso e desuso e seleção natural.
    c) Lei do uso e desuso e lei da necessidade.
    d) Lei da herança dos caracteres adquiridos e lei do uso e desuso.
    e) Seleção natural e lei da herança dos caracteres adquiridos.


  • Questão 2
    Existem várias evidências que sustentam o fato de que a evolução aconteceu e acontece nos dias atuais. Dentre elas, podemos citar os fósseis, que são restos ou vestígios preservados da existência de organismos que viveram no passado. A respeito dos fósseis, marque a alternativa incorreta:
    a) Os fósseis evidenciam que, há milhares de anos, as espécies existentes eram diferentes das atuais.
    b) Através dos fósseis, é possível observar claramente a evolução de cada espécie, pois não há falhas no registro fóssil.
    c) Com o uso dos fósseis, é possível até mesmo entender as condições climáticas da época em que aquele organismo viveu.
    d) Para descobrir a idade de um fóssil, muitos pesquisadores utilizam o método de datação com carbono 14.
    e) Nem todos os seres que morrem tornam-se fósseis, uma vez que uma série de condições especiais é necessária para que a fossilização aconteça.

  • Questão 3
    Sabemos que a seleção natural é um ponto importante da teoria criada por Charles Darwin. Marque a alternativa incorreta a respeito da ideia de seleção natural:
    a) Segundo a teoria da seleção natural, o mais forte sobrevive.
    b) Segundo Darwin, os organismos estão constantemente lutando pela sobrevivência e apenas os mais aptos sobrevivem.
    c) Os seres mais aptos possuem maior chance de reproduzir-se e deixar descendentes.
    d) Superbactérias são um exemplo clássico de seleção natural.

  • Questão 4
    (UFTM) Um estudante do ensino médio, ao ler sobre o tegumento humano, fez a seguinte afirmação ao seu professor: “o homem moderno não apresenta tantos pelos como os seus ancestrais, pois deixou de usar esses anexos como isolante térmico. Isso só foi possível porque o homem adquiriu uma inteligência que permitiu a confecção de roupas, protegendo-o do frio.” Diante dessa informação dada pelo aluno, o professor explicou que isso:
    a) não ocorreu e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Lamarck, que pressupõe que estruturas do corpo que não são solicitadas desaparecem e essas características adquiridas são transmitidas aos descendentes.
    b) não ocorreu e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Lamarck, que pressupõe que existe variação genotípica entre indivíduos, sendo que aqueles portadores de características adaptativas conseguem sobreviver e deixar descendentes.
    c) não ocorreu e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Stephen Jay Gould, que pressupõe que os seres vivos não se modificam por interferência ambiental, mas sim por alterações genéticas intrínsecas.
    d) ocorreu de fato e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Darwin, que pressupõe que os seres vivos com características adaptativas favoráveis têm maiores chances de viver.
    e) ocorreu de fato e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Darwin, que pressupõe que os seres vivos por necessidade vão se modificando ao longo do tempo.

  • Questão 5
    (Mackenzie-SP) A teoria moderna da evolução, ou teoria sintética da evolução, incorpora os seguintes conceitos à teoria original proposta por Darwin
    a) mutação e seleção natural.
    b) mutação e adaptação.
    c) mutação e recombinação gênica.
    d) recombinação gênica e seleção natural.
    e) adaptação e seleção natural.
    Você está aquiExercíciosExercícios de BiologiaExercícios sobre evolução

    Exercícios Sobre Evolução

    Para resolver estes exercícios sobre evolução, relembre as principais teorias evolucionistas e as evidências do processo evolutivo.

    • Questão 1
      Sabemos que Jean-Baptiste Lamarck foi um dos primeiros estudiosos que compreenderam que o meio poderia de alguma forma influenciar na evolução dos seres vivos. Apesar de algumas conclusões errôneas, esse pesquisador foi muito importante para a biologia evolutiva.
      Marque a alternativa que indica os dois pontos principais da teoria que ficou conhecida por lamarckismo.
      a) Seleção natural e mutação.
      b) Lei do uso e desuso e seleção natural.
      c) Lei do uso e desuso e lei da necessidade.
      d) Lei da herança dos caracteres adquiridos e lei do uso e desuso.
      e) Seleção natural e lei da herança dos caracteres adquiridos.


    • Questão 2
      Existem várias evidências que sustentam o fato de que a evolução aconteceu e acontece nos dias atuais. Dentre elas, podemos citar os fósseis, que são restos ou vestígios preservados da existência de organismos que viveram no passado. A respeito dos fósseis, marque a alternativa incorreta:
      a) Os fósseis evidenciam que, há milhares de anos, as espécies existentes eram diferentes das atuais.
      b) Através dos fósseis, é possível observar claramente a evolução de cada espécie, pois não há falhas no registro fóssil.
      c) Com o uso dos fósseis, é possível até mesmo entender as condições climáticas da época em que aquele organismo viveu.
      d) Para descobrir a idade de um fóssil, muitos pesquisadores utilizam o método de datação com carbono 14.
      e) Nem todos os seres que morrem tornam-se fósseis, uma vez que uma série de condições especiais é necessária para que a fossilização aconteça.

    • Questão 3
      Sabemos que a seleção natural é um ponto importante da teoria criada por Charles Darwin. Marque a alternativa incorreta a respeito da ideia de seleção natural:
      a) Segundo a teoria da seleção natural, o mais forte sobrevive.
      b) Segundo Darwin, os organismos estão constantemente lutando pela sobrevivência e apenas os mais aptos sobrevivem.
      c) Os seres mais aptos possuem maior chance de reproduzir-se e deixar descendentes.
      d) Superbactérias são um exemplo clássico de seleção natural.

    • Questão 4
      (UFTM) Um estudante do ensino médio, ao ler sobre o tegumento humano, fez a seguinte afirmação ao seu professor: “o homem moderno não apresenta tantos pelos como os seus ancestrais, pois deixou de usar esses anexos como isolante térmico. Isso só foi possível porque o homem adquiriu uma inteligência que permitiu a confecção de roupas, protegendo-o do frio.” Diante dessa informação dada pelo aluno, o professor explicou que isso:
      a) não ocorreu e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Lamarck, que pressupõe que estruturas do corpo que não são solicitadas desaparecem e essas características adquiridas são transmitidas aos descendentes.
      b) não ocorreu e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Lamarck, que pressupõe que existe variação genotípica entre indivíduos, sendo que aqueles portadores de características adaptativas conseguem sobreviver e deixar descendentes.
      c) não ocorreu e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Stephen Jay Gould, que pressupõe que os seres vivos não se modificam por interferência ambiental, mas sim por alterações genéticas intrínsecas.
      d) ocorreu de fato e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Darwin, que pressupõe que os seres vivos com características adaptativas favoráveis têm maiores chances de viver.
      e) ocorreu de fato e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Darwin, que pressupõe que os seres vivos por necessidade vão se modificando ao longo do tempo.

    • Questão 5
      (Mackenzie-SP) A teoria moderna da evolução, ou teoria sintética da evolução, incorpora os seguintes conceitos à teoria original proposta por Darwin
      a) mutação e seleção natural.
      b) mutação e adaptação.
      c) mutação e recombinação gênica.
      d) recombinação gênica e seleção natural.
      e) adaptação e seleção natural.

    Respostas

    • Resposta Questão 1
      Alternativa “d”. Os principais pontos do lamarckismo foram a lei do uso e desuso, que diz que certos órgãos podem desenvolver-se ou se atrofiar de acordo com sua utilização, e a lei da herança dos caracteres adquiridos, que afirma que uma característica adquirida durante a vida é passada à prole.

    • Resposta Questão 2
      Alternativa “b”. O registro fóssil é bastante incompleto e apresenta diversas falhas, sendo assim, não é possível encontrar vários indivíduos de uma espécie fossilizados.

    • Resposta Questão 3
      Alternativa “a”. O organismo selecionado é aquele que possui características favoráveis à sobrevivência em determinado local, ou seja, o mais apto, e não o mais forte.

    • Resposta Questão 4
      Alternativa “a”. A afirmação do aluno está incorreta, pois sua explicação baseia-se na lei de uso e desuso, que diz que estruturas que não são usadas com frequência tendem a desaparecer.

    • Resposta Questão 5
      Alternativa “c”. Na teoria sintética da evolução, a teoria proposta por Darwin é “melhorada” através de conceitos de Genética até então desconhecidos. Sendo assim, foram incorporados conceitos como mutação e recombinação gênica.
    • voltar a questão
      http://exercicios.mundoeducacao.bol.uol.com.br/exercicios-biologia/exercicios-sobre-evolucao.htm

Exercícios sobre darwinismo

  • Questão 1
    Um fenômeno bastante conhecido e usado como exemplo para ilustrar as ideias de Darwin é o melanismo industrial. Ele se caracteriza pelo aumento da variedade de mariposas escuras da espécie Biston betularia em algumas regiões da Inglaterra. Marque a alternativa que explica corretamente por que esse aumento ocorreu.
    a) O aumento das mariposas escuras ocorreu porque as brancas eram mais suscetíveis à poluição e isso as levou à extinção. As escuras, por sua vez, não sofriam com os efeitos tóxicos da poluição e sobreviveram.
    b) As mariposas claras diminuíram, pois elas foram tornando-se escuras pela ação da poluição e passaram essa característica aos seus descendentes.
    c) As mariposas claras diminuíram em razão da predação. Elas tornaram-se mais visíveis em áreas poluídas, onde a fuligem escurecia troncos e muros. Com isso, as escuras tiveram mais chances de sobrevivência e, consequentemente, de reproduzir-se.
    d) O número maior de mariposas escuras é explicado pelo fato de que a poluição escureceu a asa desses animais.


  • Questão 2
    Um dos pontos principais do darwinismo diz respeito à seleção natural. Segundo o conceito da seleção natural, é incorreto afirmar que
    a) Organismos mais aptos possuem maior probabilidade de chegar à fase adulta e reproduzir-se.
    b) O meio ambiente exerce uma força seletiva sobre as espécies.
    c) No processo de seleção natural, organismos que possuem características desvantajosas com o tempo diminuem em número.
    d) Na seleção natural percebemos que o organismo mais forte sempre é o selecionado.

  • Questão 3
    É comum ouvirmos pessoas falando erroneamente que Darwin afirmou que o homem veio do macaco. Diferentemente do que muitos dizem, Darwin apenas explicou que em algum momento no passado todos nós compartilhamos um ancestral. Baseando-se nessa afirmação e nos seus conhecimentos sobre o darwinismo, marque a alternativa que indica corretamente duas ideias centrais da teoria evolucionista proposta por Darwin.
    a) Lei do uso e desuso e lei da herança dos caracteres adquiridos.
    b) Seleção natural e fluxo gênico;
    c) Ancestralidade comum e seleção natural.
    d) Seleção natural e lei da herança dos caracteres adquiridos.
    e) Ancestralidade comum e lei do uso e desuso.

  • Questão 4
    (Fuvest-SP) Uma ideia comum às teorias da evolução propostas por Darwin e por Lamarck é que a adaptação resulta
    a) do sucesso reprodutivo diferencial.
    b) de uso e desuso de estruturas anatômicas.
    c) da interação entre os organismos e seus ambientes.
    d) da manutenção das melhores combinações gênicas.
    e) de mutações gênicas induzidas pelo ambiente.

  • Questão 5
    (Uece)
    Chega ao Brasil a exposição que abre as comemorações dos 200 anos de nascimento do cientista que explicou como a vida evolui na Terra. Ele se tornou um herói da racionalidade.
    (Veja, 9 de maio de 2007.)
    O cientista citado na manchete é Charles Darwin, responsável por mudar a visão sobre as questões relacionadas à origem e às transformações que ocorrem no mundo vivo. Identifique, nas alternativas abaixo, aquela que não corresponde às ideias difundidas por Darwin:
    a) A escolha de parceiros reprodutivos fortes e competitivos é determinada pela necessidade de garantir a proteção e a sobrevivência da prole.
    b) A competição entre espécies iguais ou diferentes é consequência do número elevado de indivíduos em uma situação em que os recursos naturais são escassos.
    c) A seleção natural determina a sobrevivência dos indivíduos mais adaptados ao meio e estes indivíduos possuem mais chances de deixar seus descendentes.
    d) Características morfológicas, resultantes da utilização constante de determinadas partes do corpo, desenvolvem-se e são transmitidas aos descendentes, acentuando-se ao longo de gerações.

Respostas

  • Resposta Questão 1
    Alternativa “c”. As mariposas escuras foram selecionadas no ambiente porque sofriam menos predação quando comparadas às brancas. Isso ocorreu em razão do escurecimento do tronco das árvores e muros, que deixava as mariposas claras mais visíveis e, consequentemente, elas eram mais predadas que as escuras, que estavam camufladas.

  • Resposta Questão 2
    Alternativa “d”. Dizemos que o organismo com características mais vantajosas para sobrevivência naquele meio é o selecionado. Nem sempre ser o mais forte significa ser o mais apto.

  • Resposta Questão 3
    Alternativa “c”. Os dois pontos centrais do darwinismo são o compartilhamento de um ancestral comum e a seleção do mais apto.

  • Resposta Questão 4
    Alternativa “c”. Apesar de serem ideias bastantes distintas, as teorias de Darwin e Lamarck concordam no ponto em que o meio possui influência na evolução dos seres vivos.

  • Resposta Questão 5
    Alternativa “d”. Nessa alternativa, dois pontos básicos são levantados: a lei do uso e desuso e a lei da herança dos caracteres adquiridos. Essas duas leis são as ideias principais da teoria conhecida por lamarckismo.