- Questão 1Sabemos que Jean-Baptiste Lamarck foi um dos primeiros estudiosos que compreenderam que o meio poderia de alguma forma influenciar na evolução dos seres vivos. Apesar de algumas conclusões errôneas, esse pesquisador foi muito importante para a biologia evolutiva.Marque a alternativa que indica os dois pontos principais da teoria que ficou conhecida por lamarckismo.a) Seleção natural e mutação.b) Lei do uso e desuso e seleção natural.c) Lei do uso e desuso e lei da necessidade.d) Lei da herança dos caracteres adquiridos e lei do uso e desuso.e) Seleção natural e lei da herança dos caracteres adquiridos.
- Questão 2Existem várias evidências que sustentam o fato de que a evolução aconteceu e acontece nos dias atuais. Dentre elas, podemos citar os fósseis, que são restos ou vestígios preservados da existência de organismos que viveram no passado. A respeito dos fósseis, marque a alternativa incorreta:a) Os fósseis evidenciam que, há milhares de anos, as espécies existentes eram diferentes das atuais.b) Através dos fósseis, é possível observar claramente a evolução de cada espécie, pois não há falhas no registro fóssil.c) Com o uso dos fósseis, é possível até mesmo entender as condições climáticas da época em que aquele organismo viveu.d) Para descobrir a idade de um fóssil, muitos pesquisadores utilizam o método de datação com carbono 14.e) Nem todos os seres que morrem tornam-se fósseis, uma vez que uma série de condições especiais é necessária para que a fossilização aconteça.
- Questão 3Sabemos que a seleção natural é um ponto importante da teoria criada por Charles Darwin. Marque a alternativa incorreta a respeito da ideia de seleção natural:a) Segundo a teoria da seleção natural, o mais forte sobrevive.b) Segundo Darwin, os organismos estão constantemente lutando pela sobrevivência e apenas os mais aptos sobrevivem.c) Os seres mais aptos possuem maior chance de reproduzir-se e deixar descendentes.d) Superbactérias são um exemplo clássico de seleção natural.
- Questão 4(UFTM) Um estudante do ensino médio, ao ler sobre o tegumento humano, fez a seguinte afirmação ao seu professor: “o homem moderno não apresenta tantos pelos como os seus ancestrais, pois deixou de usar esses anexos como isolante térmico. Isso só foi possível porque o homem adquiriu uma inteligência que permitiu a confecção de roupas, protegendo-o do frio.” Diante dessa informação dada pelo aluno, o professor explicou que isso:a) não ocorreu e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Lamarck, que pressupõe que estruturas do corpo que não são solicitadas desaparecem e essas características adquiridas são transmitidas aos descendentes.b) não ocorreu e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Lamarck, que pressupõe que existe variação genotípica entre indivíduos, sendo que aqueles portadores de características adaptativas conseguem sobreviver e deixar descendentes.c) não ocorreu e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Stephen Jay Gould, que pressupõe que os seres vivos não se modificam por interferência ambiental, mas sim por alterações genéticas intrínsecas.d) ocorreu de fato e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Darwin, que pressupõe que os seres vivos com características adaptativas favoráveis têm maiores chances de viver.e) ocorreu de fato e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Darwin, que pressupõe que os seres vivos por necessidade vão se modificando ao longo do tempo.
- Questão 5(Mackenzie-SP) A teoria moderna da evolução, ou teoria sintética da evolução, incorpora os seguintes conceitos à teoria original proposta por Darwina) mutação e seleção natural.b) mutação e adaptação.c) mutação e recombinação gênica.d) recombinação gênica e seleção natural.e) adaptação e seleção natural.
Exercícios Sobre Evolução
Para resolver estes exercícios sobre evolução, relembre as principais teorias evolucionistas e as evidências do processo evolutivo.
- Questão 1Sabemos que Jean-Baptiste Lamarck foi um dos primeiros estudiosos que compreenderam que o meio poderia de alguma forma influenciar na evolução dos seres vivos. Apesar de algumas conclusões errôneas, esse pesquisador foi muito importante para a biologia evolutiva.Marque a alternativa que indica os dois pontos principais da teoria que ficou conhecida por lamarckismo.a) Seleção natural e mutação.b) Lei do uso e desuso e seleção natural.c) Lei do uso e desuso e lei da necessidade.d) Lei da herança dos caracteres adquiridos e lei do uso e desuso.e) Seleção natural e lei da herança dos caracteres adquiridos.
- Questão 2Existem várias evidências que sustentam o fato de que a evolução aconteceu e acontece nos dias atuais. Dentre elas, podemos citar os fósseis, que são restos ou vestígios preservados da existência de organismos que viveram no passado. A respeito dos fósseis, marque a alternativa incorreta:a) Os fósseis evidenciam que, há milhares de anos, as espécies existentes eram diferentes das atuais.b) Através dos fósseis, é possível observar claramente a evolução de cada espécie, pois não há falhas no registro fóssil.c) Com o uso dos fósseis, é possível até mesmo entender as condições climáticas da época em que aquele organismo viveu.d) Para descobrir a idade de um fóssil, muitos pesquisadores utilizam o método de datação com carbono 14.e) Nem todos os seres que morrem tornam-se fósseis, uma vez que uma série de condições especiais é necessária para que a fossilização aconteça.
- Questão 3Sabemos que a seleção natural é um ponto importante da teoria criada por Charles Darwin. Marque a alternativa incorreta a respeito da ideia de seleção natural:a) Segundo a teoria da seleção natural, o mais forte sobrevive.b) Segundo Darwin, os organismos estão constantemente lutando pela sobrevivência e apenas os mais aptos sobrevivem.c) Os seres mais aptos possuem maior chance de reproduzir-se e deixar descendentes.d) Superbactérias são um exemplo clássico de seleção natural.
- Questão 4(UFTM) Um estudante do ensino médio, ao ler sobre o tegumento humano, fez a seguinte afirmação ao seu professor: “o homem moderno não apresenta tantos pelos como os seus ancestrais, pois deixou de usar esses anexos como isolante térmico. Isso só foi possível porque o homem adquiriu uma inteligência que permitiu a confecção de roupas, protegendo-o do frio.” Diante dessa informação dada pelo aluno, o professor explicou que isso:a) não ocorreu e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Lamarck, que pressupõe que estruturas do corpo que não são solicitadas desaparecem e essas características adquiridas são transmitidas aos descendentes.b) não ocorreu e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Lamarck, que pressupõe que existe variação genotípica entre indivíduos, sendo que aqueles portadores de características adaptativas conseguem sobreviver e deixar descendentes.c) não ocorreu e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Stephen Jay Gould, que pressupõe que os seres vivos não se modificam por interferência ambiental, mas sim por alterações genéticas intrínsecas.d) ocorreu de fato e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Darwin, que pressupõe que os seres vivos com características adaptativas favoráveis têm maiores chances de viver.e) ocorreu de fato e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Darwin, que pressupõe que os seres vivos por necessidade vão se modificando ao longo do tempo.
- Questão 5(Mackenzie-SP) A teoria moderna da evolução, ou teoria sintética da evolução, incorpora os seguintes conceitos à teoria original proposta por Darwina) mutação e seleção natural.b) mutação e adaptação.c) mutação e recombinação gênica.d) recombinação gênica e seleção natural.e) adaptação e seleção natural.
Respostas
- Resposta Questão 1Alternativa “d”. Os principais pontos do lamarckismo foram a lei do uso e desuso, que diz que certos órgãos podem desenvolver-se ou se atrofiar de acordo com sua utilização, e a lei da herança dos caracteres adquiridos, que afirma que uma característica adquirida durante a vida é passada à prole.
- Resposta Questão 2Alternativa “b”. O registro fóssil é bastante incompleto e apresenta diversas falhas, sendo assim, não é possível encontrar vários indivíduos de uma espécie fossilizados.
- Resposta Questão 3Alternativa “a”. O organismo selecionado é aquele que possui características favoráveis à sobrevivência em determinado local, ou seja, o mais apto, e não o mais forte.
- Resposta Questão 4Alternativa “a”. A afirmação do aluno está incorreta, pois sua explicação baseia-se na lei de uso e desuso, que diz que estruturas que não são usadas com frequência tendem a desaparecer.
- Resposta Questão 5Alternativa “c”. Na teoria sintética da evolução, a teoria proposta por Darwin é “melhorada” através de conceitos de Genética até então desconhecidos. Sendo assim, foram incorporados conceitos como mutação e recombinação gênica.
- voltar a questão
http://exercicios.mundoeducacao.bol.uol.com.br/exercicios-biologia/exercicios-sobre-evolucao.htm
sábado, 13 de maio de 2017
Exercícios sobre evolução
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário