sábado, 13 de maio de 2017

Exercícios sobre evolução

  • Questão 1
    Sabemos que Jean-Baptiste Lamarck foi um dos primeiros estudiosos que compreenderam que o meio poderia de alguma forma influenciar na evolução dos seres vivos. Apesar de algumas conclusões errôneas, esse pesquisador foi muito importante para a biologia evolutiva.
    Marque a alternativa que indica os dois pontos principais da teoria que ficou conhecida por lamarckismo.
    a) Seleção natural e mutação.
    b) Lei do uso e desuso e seleção natural.
    c) Lei do uso e desuso e lei da necessidade.
    d) Lei da herança dos caracteres adquiridos e lei do uso e desuso.
    e) Seleção natural e lei da herança dos caracteres adquiridos.


  • Questão 2
    Existem várias evidências que sustentam o fato de que a evolução aconteceu e acontece nos dias atuais. Dentre elas, podemos citar os fósseis, que são restos ou vestígios preservados da existência de organismos que viveram no passado. A respeito dos fósseis, marque a alternativa incorreta:
    a) Os fósseis evidenciam que, há milhares de anos, as espécies existentes eram diferentes das atuais.
    b) Através dos fósseis, é possível observar claramente a evolução de cada espécie, pois não há falhas no registro fóssil.
    c) Com o uso dos fósseis, é possível até mesmo entender as condições climáticas da época em que aquele organismo viveu.
    d) Para descobrir a idade de um fóssil, muitos pesquisadores utilizam o método de datação com carbono 14.
    e) Nem todos os seres que morrem tornam-se fósseis, uma vez que uma série de condições especiais é necessária para que a fossilização aconteça.

  • Questão 3
    Sabemos que a seleção natural é um ponto importante da teoria criada por Charles Darwin. Marque a alternativa incorreta a respeito da ideia de seleção natural:
    a) Segundo a teoria da seleção natural, o mais forte sobrevive.
    b) Segundo Darwin, os organismos estão constantemente lutando pela sobrevivência e apenas os mais aptos sobrevivem.
    c) Os seres mais aptos possuem maior chance de reproduzir-se e deixar descendentes.
    d) Superbactérias são um exemplo clássico de seleção natural.

  • Questão 4
    (UFTM) Um estudante do ensino médio, ao ler sobre o tegumento humano, fez a seguinte afirmação ao seu professor: “o homem moderno não apresenta tantos pelos como os seus ancestrais, pois deixou de usar esses anexos como isolante térmico. Isso só foi possível porque o homem adquiriu uma inteligência que permitiu a confecção de roupas, protegendo-o do frio.” Diante dessa informação dada pelo aluno, o professor explicou que isso:
    a) não ocorreu e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Lamarck, que pressupõe que estruturas do corpo que não são solicitadas desaparecem e essas características adquiridas são transmitidas aos descendentes.
    b) não ocorreu e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Lamarck, que pressupõe que existe variação genotípica entre indivíduos, sendo que aqueles portadores de características adaptativas conseguem sobreviver e deixar descendentes.
    c) não ocorreu e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Stephen Jay Gould, que pressupõe que os seres vivos não se modificam por interferência ambiental, mas sim por alterações genéticas intrínsecas.
    d) ocorreu de fato e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Darwin, que pressupõe que os seres vivos com características adaptativas favoráveis têm maiores chances de viver.
    e) ocorreu de fato e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Darwin, que pressupõe que os seres vivos por necessidade vão se modificando ao longo do tempo.

  • Questão 5
    (Mackenzie-SP) A teoria moderna da evolução, ou teoria sintética da evolução, incorpora os seguintes conceitos à teoria original proposta por Darwin
    a) mutação e seleção natural.
    b) mutação e adaptação.
    c) mutação e recombinação gênica.
    d) recombinação gênica e seleção natural.
    e) adaptação e seleção natural.
    Você está aquiExercíciosExercícios de BiologiaExercícios sobre evolução

    Exercícios Sobre Evolução

    Para resolver estes exercícios sobre evolução, relembre as principais teorias evolucionistas e as evidências do processo evolutivo.

    • Questão 1
      Sabemos que Jean-Baptiste Lamarck foi um dos primeiros estudiosos que compreenderam que o meio poderia de alguma forma influenciar na evolução dos seres vivos. Apesar de algumas conclusões errôneas, esse pesquisador foi muito importante para a biologia evolutiva.
      Marque a alternativa que indica os dois pontos principais da teoria que ficou conhecida por lamarckismo.
      a) Seleção natural e mutação.
      b) Lei do uso e desuso e seleção natural.
      c) Lei do uso e desuso e lei da necessidade.
      d) Lei da herança dos caracteres adquiridos e lei do uso e desuso.
      e) Seleção natural e lei da herança dos caracteres adquiridos.


    • Questão 2
      Existem várias evidências que sustentam o fato de que a evolução aconteceu e acontece nos dias atuais. Dentre elas, podemos citar os fósseis, que são restos ou vestígios preservados da existência de organismos que viveram no passado. A respeito dos fósseis, marque a alternativa incorreta:
      a) Os fósseis evidenciam que, há milhares de anos, as espécies existentes eram diferentes das atuais.
      b) Através dos fósseis, é possível observar claramente a evolução de cada espécie, pois não há falhas no registro fóssil.
      c) Com o uso dos fósseis, é possível até mesmo entender as condições climáticas da época em que aquele organismo viveu.
      d) Para descobrir a idade de um fóssil, muitos pesquisadores utilizam o método de datação com carbono 14.
      e) Nem todos os seres que morrem tornam-se fósseis, uma vez que uma série de condições especiais é necessária para que a fossilização aconteça.

    • Questão 3
      Sabemos que a seleção natural é um ponto importante da teoria criada por Charles Darwin. Marque a alternativa incorreta a respeito da ideia de seleção natural:
      a) Segundo a teoria da seleção natural, o mais forte sobrevive.
      b) Segundo Darwin, os organismos estão constantemente lutando pela sobrevivência e apenas os mais aptos sobrevivem.
      c) Os seres mais aptos possuem maior chance de reproduzir-se e deixar descendentes.
      d) Superbactérias são um exemplo clássico de seleção natural.

    • Questão 4
      (UFTM) Um estudante do ensino médio, ao ler sobre o tegumento humano, fez a seguinte afirmação ao seu professor: “o homem moderno não apresenta tantos pelos como os seus ancestrais, pois deixou de usar esses anexos como isolante térmico. Isso só foi possível porque o homem adquiriu uma inteligência que permitiu a confecção de roupas, protegendo-o do frio.” Diante dessa informação dada pelo aluno, o professor explicou que isso:
      a) não ocorreu e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Lamarck, que pressupõe que estruturas do corpo que não são solicitadas desaparecem e essas características adquiridas são transmitidas aos descendentes.
      b) não ocorreu e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Lamarck, que pressupõe que existe variação genotípica entre indivíduos, sendo que aqueles portadores de características adaptativas conseguem sobreviver e deixar descendentes.
      c) não ocorreu e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Stephen Jay Gould, que pressupõe que os seres vivos não se modificam por interferência ambiental, mas sim por alterações genéticas intrínsecas.
      d) ocorreu de fato e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Darwin, que pressupõe que os seres vivos com características adaptativas favoráveis têm maiores chances de viver.
      e) ocorreu de fato e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Darwin, que pressupõe que os seres vivos por necessidade vão se modificando ao longo do tempo.

    • Questão 5
      (Mackenzie-SP) A teoria moderna da evolução, ou teoria sintética da evolução, incorpora os seguintes conceitos à teoria original proposta por Darwin
      a) mutação e seleção natural.
      b) mutação e adaptação.
      c) mutação e recombinação gênica.
      d) recombinação gênica e seleção natural.
      e) adaptação e seleção natural.

    Respostas

    • Resposta Questão 1
      Alternativa “d”. Os principais pontos do lamarckismo foram a lei do uso e desuso, que diz que certos órgãos podem desenvolver-se ou se atrofiar de acordo com sua utilização, e a lei da herança dos caracteres adquiridos, que afirma que uma característica adquirida durante a vida é passada à prole.

    • Resposta Questão 2
      Alternativa “b”. O registro fóssil é bastante incompleto e apresenta diversas falhas, sendo assim, não é possível encontrar vários indivíduos de uma espécie fossilizados.

    • Resposta Questão 3
      Alternativa “a”. O organismo selecionado é aquele que possui características favoráveis à sobrevivência em determinado local, ou seja, o mais apto, e não o mais forte.

    • Resposta Questão 4
      Alternativa “a”. A afirmação do aluno está incorreta, pois sua explicação baseia-se na lei de uso e desuso, que diz que estruturas que não são usadas com frequência tendem a desaparecer.

    • Resposta Questão 5
      Alternativa “c”. Na teoria sintética da evolução, a teoria proposta por Darwin é “melhorada” através de conceitos de Genética até então desconhecidos. Sendo assim, foram incorporados conceitos como mutação e recombinação gênica.
    • voltar a questão
      http://exercicios.mundoeducacao.bol.uol.com.br/exercicios-biologia/exercicios-sobre-evolucao.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário