- Questão 1(UFMA) Em protozoários de vida livre, como na Amoeba proteus, existe o vacúolo contrátil, cuja função é a:a) eliminação do excesso de água.b) locomoção.c) digestão de microcrustáceos.d) absorção de águae) emissão de pseudópodos.
- Questão 2(PUC-RJ) Considere as seguintes afirmações referentes aos protozoários:I. Considerando-se o nível de organização dos protozoários, pode-se afirmar corretamente que são seres acelulares como os vírus.II. Pode-se afirmar corretamente que os protozoários só se reproduzem assexuadamente.III. O protozoário causador da malária no homem é o parasita plasmódio.a) apenas II está correta.b) apenas III está correta.c) apenas I e II estão corretas.d) apenas II e III estão corretas.e) todas estão corretas.
- Questão 3Os protozoários apresentam diversos meios de locomoção que frequentemente são utilizados para a sua classificação. Dentre os meios de locomoção dos protozoários, podemos citar os pseudópodes, que são prolongamentos citoplasmáticos que permitem o deslocamento e captura de alimento. Além dos pseudópodes, os protozoários podem se locomover por:a) Flagelos e pés ambulacrais.b) Cílios e cistos.c) Flagelos e Cistos.d) Flagelos e cílios.e) Cistos e pés ambulacrais.
- Questão 4O paramécio é um exemplo de protozoário ciliado. Nesses seres, os cílios atuam:a) na captura de alimento e na penetração no corpo do hospedeiro.b) na locomoção e na divisão binária.c) na captura do alimento e na locomoção do protozoário.d) locomoção do protozoário e permitindo a digestão extracelular.e) na digestão extracelular e excreção.
- Questão 5Alguns protozoários são parasitas do homem, causando-lhe doenças. Entre as espécies de protozoários parasitas, podemos citar o:a) Trypanosoma cruzi, causador da doença de chagas.b) Clostridium tetani, causador do tétano.c) Treponema pallidum, causador da sífilis.d) Mycobacterium leprae, causador da lepra.e) Neisseria meningitidis, causador da meningite.
domingo, 20 de agosto de 2017
Exercícios sobre protozoários
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário